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Tecnologia? Sim, mas não é suficiente.

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Os negócios têm que inovar, mas a Tecnologia não é suficiente.

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As empresas estão a gastar milhões em novo software e em tecnologias digitais, a transformar operações, avançando para o século XXI. Uma vez que o investimento está feito, atingir um retorno sólido da despesa e assegurar um resultado maior, requer grande esforço das empresas.

Mas a Tecnologia por si só não trará uma mudança drástica de rumo nos negócios, existem três aspetos críticos que devem ser compreendidos antes de mais.

 

O mundo vive na Era Digital, e esta “digitalização” mudou a forma de trabalhar das empresas. Operações correntes do dia-a-dia, o marketing e a comunicação com os clientes mudaram totalmente, ficaram mais eficientes, ligando todos os departamentos da empresa. Mediante esta realidade, muitos negócios vêm as tecnologias como a “chave mágica” para abrir a porta do sucesso, mas na verdade, a transformação digital é complexa, dispendiosa em termos de tempo e de dinheiro, e colocar toda a empresa a bordo desta mudança, pode ser desafiador. As ferramentas por si só, são apenas um dos aspetos, do que é necessário para alcançar a verdadeira transformação digital.

 

1. Encontre as ferramentas certas
Não há uma solução única para todos no que toca a ferramentas digitais, cada negócio é diferente e até os seus concorrentes o são - então o que pode funcionar para eles pode não servir para si. Ter um entendimento claro dos objetivos do seu negócio e de como as novas tecnologias o podem ajudar, tendo em conta quer a estratégia quer a execução, vai tornar o processo de decisão muito mais fácil, e garantirá o retorno do seu investimento. Alcançar o ROI não é simplesmente recuperar a despesa, mas sim ganhar vantagem competitiva melhorando a eficiência no dia-a-dia, de destacar que uma maior satisfação do cliente deve ser considerada a par do retorno financeiro.

 

2. Treino e Competências
Para ser eficaz, é necessário que cada colaborador compreenda: como isso pode mudar as suas tarefas, como a informação é partilhada pela empresa, e quais os objetivos e as estratégias que foram propostos. O apoio pós-treino é visto muitas vezes como uma das fases basilares do ciclo de Coaching. E é fundamental para a compreensão da efetividade da formação e das lacunas no conhecimento, sendo que muitas vezes os colaboradores “deslizam” para procedimentos anteriores, que já não fazem sentido no novo sistema.

 

3. Gestão e Direção
A adaptação e a integração de uma nova ferramenta não acontecerão, sem um ambiente de trabalho propício a essa mudança. Os gestores lideram pela criação de um ambiente sustentável, onde estão perfeitamente clarificadas as expectativas de como as ferramentas e a tecnologia devem ser utilizadas. A equipa de gestão deve “escrutinar” a suas próprias equipas para garantir que estão a utilizar as ferramentas que lhes foram indicadas, e que estas estão a ser efetivamente bem utilizadas. 

 

Usar a tecnologia de forma eficaz pode revolucionar o trabalho; os funcionários têm acesso fácil a qualquer coisa que precisem, o que evita frustrações e atrasos causados por silos de informações e falhas de comunicação.

Mas a tecnologia sozinha não é suficiente, o treino e a liderança são essenciais para o sucesso.

 

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