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5 maneiras de discordar respeitosamente no trabalho

Como fazer passar os seus argumentos sem guerras

Divergências de trabalho são na realidade uma coisa boa. Ter a segurança psicológica no trabalho para expressar uma opinião diferente do consenso pode parecer extremamente libertador. Além disso, muitas vezes é benéfico para os negócios. Especialistas dizem que as diferenças de opinião podem levar a novas e inovadoras formas de pensar e, eventualmente, a uma melhor camaradagem entre os colegas de trabalho.

Mas, hoje em dia, nem todos lidam tão bem com as diferenças de opinião profissionais. 60% dos profissionais disseram à Korn Ferry no início deste ano que os seus colegas de trabalho estão mais rudes agora em comparação com o antes da pandemia. Ser agressivo, cáustico, ou excessivamente sarcástico não é um grande movimento para a carreira.

Muitas vezes não é fácil manter a calma durante um desentendimento de trabalho, especialmente se as outras partes estão a ser agressivas. Veja como expressar o seu desacordo e manter todos a trabalhar em conjunto.

Estabeleça uma base comum.
Especialistas dizem que é fundamental manter o foco no objetivo: o problema que precisa de ser resolvido e o seu impacto organizacional. Conectar-se ao objetivo cria uma sensação de estar na mesma equipa. Se uma discussão começar a ficar acalorada, lembrar a todos do objetivo pode redefinir o diálogo e, esperançosamente, encerrar os ataques pessoais. Pense no porquê como o farol que o guia para casa quando o desacordo acontece.

Evite ser tóxico.
Reveja os "Quatro Cavaleiros" de John e Julie Gottman da comunicação tóxica: Crítica, Desprezo, Defensividade e Muro de Pedra. 
Conforme definido pelo Gottman Institute, a crítica é atacar verbalmente a personalidade ou o caráter de alguém. O desprezo envolve superioridade moral. Defensividade é agir como uma vítima e inverter a culpa. Muro de Pedra é retirar-se e expressar desaprovação, muitas vezes através de expressões faciais e linguagem corporal.

Ouça com mente aberta.
Às vezes pode estar ansioso por uma luta profissional. Nesses casos, ou em situações em que se sente apaixonado por um tópico, tende a pensar em retornos em vez de realmente ouvir a outra parte e tentar entender o seu raciocínio. Em vez de oferecer imediatamente a sua opinião contrária, deixe de lado a sua agenda pessoal. Preste atenção às pistas verbais e não verbais da outra pessoa e repita o que acabou de ouvir para confirmar o seu entendimento. Em seguida, aprofunde e aperceba-se da opinião deles. Faça perguntas para descobrir como eles chegaram a essa opinião e porque isso é importante para eles.
Enquanto ouve e faz perguntas, gira as suas próprias suposições e noções preconcebidas sobre essa pessoa. Isso requer um alto nível de autoconsciência e pode ser particularmente difícil quando as emoções estão em alta. Mas quanto mais puder almejar a objetividade, mais suave será a comunicação.

Pense: 'Sim, e...' quando discordar.
Expressar discordância – sem seguir os passos acima – pode levar todos a falarem uns sobre os outros numa competição para ganhar a conversa. Nessas situações, ninguém ganha e quase todos saem frustrados.
Quando falar, tenha em conta que não pode forçar os outros a pensar como você. Os especialistas dizem para começar por reafirmar o objetivo da conversa, depois reconhecer o que ouviu dos outros. Destaque os pontos de acordo e partilhe o que gostou sobre o que os outros disseram. Em seguida, expresse o seu desacordo enquanto está atento à sua escolha de palavras.
"Se possível, use 'e' em vez de 'mas' ao adicionar a sua declaração de discordância". "A palavra 'mas' nega tudo o que foi dito antes e fecha as pessoas. ' E' é uma palavra inclusiva e torna mais provável que as pessoas o ouçam."

Não ignore o elefante na sala.
Muito tempo é desperdiçado em reuniões. No entanto, falar de forma respeitosa pode poupar tempo, dinheiro e esforço à equipa e à organização.
Cabe ao líder na sala perceber o que está a acontecer e estar ciente do que está a ser dito – e não dito. Se algo não deveria ser uma prioridade, mas por algum motivo ganhou impulso, então o líder precisa de reconhecer a situação desafiadora e gentilmente, mas candidamente, recuar.
Nomear coisas desafiadoras e permitir que todos se sintam livres para dizer o que está na sua mente é libertador e capacitador para a equipa. É também da responsabilidade de todos os membros da equipa serem seguidores ativos e responsabilizarem-se a si próprios e aos seus pares.

Artigo originalmente criado pelo nosso parceiro Korn Ferry.