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Confiança na Gestão de Equipas

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As linhas entre a liderança e os colaboradores vão-se desvanecendo cada vez mais, à medida que as hierarquias tradicionais se transformam, pelas complexas redes de relações que se estabelecem.

Confiança... Não mais do que antes, a confiança é um tijolo para a construção de relações de trabalho frutuosas, duradouras e equipas de sucesso. Pode ser construída dolorosamente ou com esforço, mas destruída muito facilmente. É particularmente frágil, frequentemente, se não constantemente, em períodos de pressão.

De acordo com as nossas pesquisas e anos de experiência, acreditamos que os líderes de todos os níveis devem focar-se em 4 capacidades chave.

• Ganhar credibilidade e construir confiança

• Criar e sustentar uma vasta rede de relações efetivas

• Manter um ambiente de trabalho positivo

• Difundir e gerir situações de alta pressão emocional

 

Tão valioso como ter estes objetivos em mente, a parte difícil é fazer acontecer. Aqui estão algumas linhas práticas para o apoiar e às suas equipas.

 

1. Centrar-se na situação, questão ou comportamento, não na pessoa.

Ajuda a manter objetividade perante os desafios. Pode resolver os problemas mais eficazmente, tomar melhores decisões e manter relações construtivas quando se concentra no ponto principal e considera os pontos de vista dos outros com espírito aberto.

 

2. Manter a auto-confiança e auto-estima dos outros.

Contribuir abertamente é mais fácil numa atmosfera de aceitação e aprovação.

Quando as pessoas se sentem livres para exprimir as suas ideias sem receio do ridículo ou crítica pessoal, têm mais vontade de correr riscos e ampliar as suas capacidades. Demonstrando respeito e ajudando os outros a desenvolver as suas capacidades e a atingir os seus objetivos, vai multiplicar os seus próprios esforços no local de trabalho.

 

3. Manter relações construtivas

O melhor trabalho surge quando os colegas se apoiam mutuamente. Isto não significa que necessita de ser amigo íntimo de toda a gente no seu trabalho.

As suas interações no trabalho serão mais agradáveis se, no entanto, se aproximar de todos com uma atitude positiva e comunicar apoio aos outros. Partilhando informação, tomando conhecimento dos problemas e resolvendo conflitos, criará uma relação forte, baseada em confiança e respeito mútuos. Isto consolida alianças fortes que ajudarão a enfrentar qualquer desafio.

 

4. Tomar a iniciativa para melhorar

Independentemente do seu papel na empresa, pode encontrar oportunidades de melhoria. Pesquisando na sua própria área e descobrindo oportunidades de melhoria, pode aumentar as hipóteses de êxito. Irá também aumentar a sua satisfação pessoal, assumindo o controlo do seu próprio trabalho e criando melhorias visíveis. Saber quando pedir ajuda e quando oferecê-la a outros é também a chave para melhorar. A iniciativa acontece naturalmente, mantendo-se informado e atento às alterações e trabalhando para encontrar soluções para os problemas.

 

5. Liderar pelo exemplo

Uma vez que as empresas enfrentam novos desafios, espera-se que cada colaborador seja um líder.

Ser um bom líder significa dar um bom exemplo – mesmo face a recuos ou reveses. Exemplificar o tipo de comportamento que quer ver nos outros é o modo mais seguro de os influenciar. Honrando ativamente os seus compromissos, admitindo os seus erros e permanecendo recetivo às novas ideias, irá motivar outros a fazerem o mesmo.

 

6. Pensar para além do momento

Para cada ação ou decisão existem consequências. Ser um bom líder significa ponderar como as suas ações e decisões irão ter impacto nos outros e na organização e evitar ações que tragam benefícios pessoais “à custa” de outros. Quando estabelece objetivos obrigatórios, elabora planos cuidadosos e tem um comportamento ético, aumenta a sua credibilidade e a sua fiabilidade.

A antecipação do futuro também ajuda a evitar que problemas controláveis de menor importância se tornem crises organizacionais.

 

É uma longa lista, assim escolha um dos aspetos de cada item para se focar com mais incidência.

Seja decisivo sobre como vai atuar, e conscienciosamente registe cada impacto, independentemente de quão pequeno possa parecer.

Adoraríamos saber o que descobriu!