Inovação e empreendedorismo na Gestão

Para ver a versão de impressão, Clique aqui.

Quer a sua empresa já esteja no mercado há muitos anos, ou após a implementação da sua empresa, desenvolva uma cultura inovadora. Inove um pouco na gestão, seja flexível, adapte-se a novas situações, desenvolva novas ideias, crie novas soluções. Há princípios que lhe permitem conseguir isso.
Promova a comunicação entre os funcionários, procure melhorar os processos e formas de fazer, inove nos seus produtos e serviços, e fundamentalmente nas Formas de Comunicação. Crie um ambiente criativo, estimule a cultura inovadora, procure atitudes e formas simples de solucionar os problemas.

A Inovação sempre esteve ligada ao empreendedorismo, e também à atitude empreendedora. Encontre formas de acrescentar valor ao negócio para se manter no mercado e melhorar os seus resultados.

Motive a sua equipa: Lembre os funcionários que a tarefa e missão é de todos e recompense sempre quem der sugestões com aplicações práticas. Crie metas de inovação e dedique parte das horas de trabalho à procura de novidades. Em caso algum despreze quem fizer sugestões não aplicáveis.

Entenda as oportunidades: Cada empresa tem margem para a inovação. Avalie se a sua oportunidade está na experiência do cliente com os produtos ou serviços, nos processos produtivos ou no próprio modelo de negócio. Reveja a visão inicial e os valores, analise também qual a direção estratégica da sua empresa e oriente a criatividade dos funcionários para o mesmo caminho.

Use ferramentas: A empresa deve ter mecanismos para agarrar as ideias dos colaboradores, independentemente do modelo de trabalho, e ser capaz de oferecer espaço para que eles troquem observações e experiências. Dedicar meia hora no início de cada reunião para debater o tema e fazer um quadro para acompanhar o andamento dos projetos funciona. Cafés da manhã e happyhours especiais são outra estratégia para estimular a troca de informações entre os diferentes departamentos e a comunicação entre as pessoas.

Dê feedback: Os funcionários só levam o sistema a sério se a liderança da empresa mostrar isso. Analise a viabilidade de todas as sugestões recebidas e dê sempre um retorno ao autor. Para as viáveis, mantenha a equipa informada sobre o andamento do projeto e fique aberto para receber novos comentários em todas as etapas do desenvolvimento.

Execute: Após analisar cada uma das sugestões recebidas e escolher quais serão levadas adiante, é preciso executá-las. Forme grupos preparados e comprometidos com a tarefa e espere resultados. Se correr bem, recompense a equipa e comemore as conquistas.

Promova uma atitude empreendedora e um ambiente de inovação. Envolva todos na missão da empresa, escute atentamente, receba a informação e leia os sinais. Em breve verá os resultados na sua relação com o mercado.


Subscreva a nossa newsletter

Se quer ter acesso a todos os conteúdos em primeira mão, subscreva a nossa newsletter.
© Todos os direitos reservados.
Powered by [dp]Soluções