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Coaching para Melhorar o Desempenho

Para responder aos atuais desafios do mercado, todas as organizações devem desenvolver, constantemente, as competências dos seus recursos humanos.

Enquanto responsável pelo desenvolvimento de outras pessoas, terá muitas vezes de orientar as mudanças no comportamento profissional delas.
Mas já tentou fazer com que alguém alterasse a forma como desenvolve uma atividade?
Como sabe, isso não é fácil, por todos termos a tendência de nos prendermos a hábitos e convicções desenvolvidos ao longo do tempo, porque assim nos sentimos seguros.
Contudo é possível mudar o comportamento profissional através de Coaching.

Que é o Coaching?

É um processo que usa conversas estruturadas para ajudar as pessoas a aperfeiçoarem o seu desempenho, a curto e longo prazo.

Analisemos, com mais detalhe, cada uma das ideias contidas nesta definição.

Processo
Para aperfeiçoarem o comportamento profissional, os seus colaboradores precisam saber o que se espera deles, como o seu atual desempenho compara com essas expectativas e o que pode ser feito para aproximar ambos – expectativas e desempenho. Para lhes fornecer esta informação, Coaching segue um processo centrado em três questões:

  • Onde queremos chegar?
  • Onde estamos?
  • Como eliminar a diferença?

Conversas estruturadas
Coaching acontece através de conversas preparadas para apoiar o desenvolvimento do seu colaborador. É importante estruturar muito bem estas conversas por forma a assegurar que os comentários e pontos de vista de ambos sejam apresentados de forma objetiva e direcionada.

Ajudar as pessoas
Coaching é adequado a todos os elementos da sua equipa. Embora as pessoas menos experientes possam necessitar e apreciá-lo mais, ninguém, nem mesmo as pessoas mais experientes, deve ser excluído. É importante ter presente que o Coaching se destina tanto a consolidar pontos fortes como a resolver áreas de problema.

Aperfeiçoarem o desempenho 
O propósito de aplicar o Coaching é ajudar uma pessoa a atingir de forma consistente, padrões mais altos de desempenho. Assim, deve centrar-se em conhecimentos e comportamentos que impulsionam o desempenho e não em resultados quantitativos. Quando se aperfeiçoa conhecimentos e comportamentos, melhora-se o desempenho e os resultados quantitativos são uma consequência.

Curto e largo prazo
O Coaching observa tanto o atingimento a curto quanto a largo prazo. No curto prazo, centra-se no imediato das situações decorrentes de eventos tais como uma interação com um cliente ou uma apresentação. A longo prazo, o Coaching abrange as tendências no desempenho global de uma pessoa.

Quem deve aplicar o Coaching?
Embora o Coaching deva fazer parte das atividades diárias de qualquer chefia, não é necessário ser chefe para aplicar o Coaching. 
Uma vez que o Coaching não se baseia no uso de autoridade, é possível que qualquer pessoa com atitude, técnicas e conhecimentos apropriados aplique o Coaching a outras pessoas.

Temos ajudado várias organizações também neste tema!