Skip to main content

Cultura de Desenvolvimento - Do Saber ao Fazer

Cultura de Desenvolvimento - Do Saber ao Fazer

Uma cultura de desenvolvimento não acontece de um dia para o outro — a mudança cultural leva tempo.
Delineámos alguns passos que podem ajudar a iniciar o processo:

PLANEAR
Identifique as principais mudanças no setor, avalie o impacto no seu negócio e nos seus clientes, e alinhe os planos de aprendizagem dos colaboradores com as competências emergentes de que os seus clientes vão precisar.

DESENHAR
Crie programas de aprendizagem direcionados para cada necessidade-chave, combinando desenvolvimento de competências — como o uso de ferramentas de IA — com direção, compliance e formação ética para uma aplicação responsável.

ATIVAR
Crie um “choque” ou evento de lançamento. Trata-se de uma ativação forte para mudar padrões e o status quo — abrindo mentalidades para um novo comportamento de aprendizagem contínua.

COMUNICAR
Discuta com todos na organização o que significa aprendizagem contínua. Isto deve incluir como é oferecida, como beneficia as pessoas e como é reconhecida e recompensada.

CAPACITAR
Crie as condições práticas necessárias para a aprendizagem contínua. Uma forma-chave de o fazer é incentivar e apoiar os colaboradores a retirarem tempo do seu trabalho diário para desenvolver estas competências.

CELEBRAR
Estabeleça exemplos contínuos de modelos de sucesso na aprendizagem em toda a empresa. Isto pode ser feito através de reconhecimento público e recompensas claras.

Na Basilaris, acreditamos que o desenvolvimento só faz sentido quando gera impacto real nas pessoas, nas equipas e no negócio.
É assim que ajudamos as organizações a passar do saber ao fazer.